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GRADE CURRICULAR E EMENTAS

METODOLOGIA

As disciplinas do atelier de pintura foram divididas em quatro ciclos anuais que configuram uma sequência de aprendizado, visando o amadurecimento plástico-poético do estudante de artes em uma determinada direção por ele escolhida no decorrer do curso.

  1. PRIMEIRO CICLO: Oficina de criação I e II,
  2. SEGUNDO CICLO: Pinturas I e II,
  3. TERCEIRO CICLO: Pinturas III e IV,
  4. QUARTO CICLO: Pintura V e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Cada uma dessas disciplinas tem como requisito a anterior, mantendo uma sequência lógica de aprendizado. Em paralelo as estas disciplinas de base, são oferecidos diversos Tópicos Especiais de Pintura, que compõe um grupo de disciplinas de Livre Escolha, selecionadas de acordo com o interesse do estudante em determinada linha de pesquisa. Ao final de cada ciclo anual haverá uma avaliação do estudante, realizada por uma banca de suficiência composta por três docentes do setor - preferencialmente pelo professor atual, pelo antecessor e pelo subsequente - que avaliarão o desempenho acadêmico do estudante e a possibilidade de progressão para o próximo ciclo.

PRIMEIRO CICLO

O primeiro ciclo tem por objetivo apresentar os fundamentos da linguagem pictórica, esclarecer os elementos que compõem uma linha de pesquisa pictórica e consolidar uma metodologia de pesquisa básica necessária para o amadurecimento do pensamento visual em formação. As disciplinas Oficina de Criação I e II se complementam e são focadas na percepção e criação dos elementos plásticos que compõe a imagem, assim como de seus conteúdos semânticos e poéticos. No decorrer dessas duas disciplinas o discente buscará identificar e desenvolver seus interesses de estudo e pesquisar artistas visuais com os quais ele mais se identifica em termos plásticos e poéticos. O desenvolvimento de uma linha de pesquisa realizada pelo estudante faz parte de uma pesquisa pessoal, onde suas preferências e objetivos são trabalhados para formar uma vasta produção de croquis, desenhos e estudos que fornecerão referências e ideias possíveis de serem articuladas, desenvolvidas e amadurecidas no ciclo profissional de pintura. O aluno deverá, ao fim deste ciclo, ter encontrado a semente de sua linha de pesquisa dentro de um determinado campo plástico-poético.

SEGUNDO E TERCEIRO CICLOS

Os segundo e terceiro ciclos tiveram suas ementas elaboradas com conteúdos fundamentais da linguagem pictórica, utilizados por amplas perspectivas estéticas, de tal modo que o conhecimento adquirido e os exercícios desenvolvidos contribuam para a diversidade de linhas de pesquisa possíveis de serem desenvolvidas pelos discentes. Da linguagem da pintura foram priorizados aqueles conhecimentos trabalhados pela ampla maioria de estilos, escolas e estéticas, independente da época ou cultura histórica. Tais conhecimentos, como o estudo das técnicas e processos, estudo da composição, do espaço, da matéria, da luz e da cor, são ontológicos para a linguagem da pintura, estando sempre presentes, mesmo que de maneira diferente a cada vez. Formam, portanto, o conteúdo fundamental e concreto, que serve de base para a diversidade das linhas de pesquisa discente, desenvolvidas em paralelo nas disciplinas eletivas de tópicos especiais de Pintura.

...O SEGUNDO CICLO

O Segundo ciclo, constituído pelas Pinturas I e II, estuda as técnicas e processos de construção da pintura. Abrangendo os materiais e meios utilizados por diversas épocas e culturas históricas, os exercícios devem ser desenvolvidos em meio à linha de pesquisa que o discente está interessado em desenvolver. Ao fim deste ciclo, o discente deverá ter alcançado conhecimento aprofundado das técnicas e processos da pintura, assim como deverá demonstrar claramente, através das pinturas e cadernos de desenho, que está apto a desenvolver pinturas utilizando os meios mais adequados à sua linha de pesquisa particular.

...TERCEIRO CICLO

O terceiro ciclo estuda a forma e a composição em suas amplas e variadas possibilidades. O modo como os pintores utilizam a linha, o tom e a cor, o espaço, a matéria e o suporte, assim como os vários métodos de se criarem ritmos plásticos com estes elementos, configuram o foco principal destas disciplinas. Estas visam fornecer o conhecimento universal e abrangente de tais fundamentos, sem direcionar o seu uso para determinado estilo ou estética estranho à linha de pesquisa discente. Ao Final desse ciclo o discente deverá ter desenvolvido estudos de composição com os elementos plásticos citados, de maneira singular e afinada com sua linha de pesquisa.

QUARTO CICLO

Neste último ciclo, o aluno deverá condensar suas pesquisas em torno da proposta e desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) composto de pinturas embasadas em fundamentação teórica que esclareça os objetivos, as relações ou as rupturas da pesquisa que se pretende apresentar à banca de conclusão.

A disciplina Pintura V, congrega todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, em torno da elaboração de uma pesquisa singular proposta pelo formando. Ao final deste período o discente deverá ter elaborado um Projeto que será apresentado na forma de solicitação ao Orientador escolhido (professor do Curso de Pintura, salvo deliberação aprovada em reunião do setor) na primeira semana do período letivo seguinte.

obs: os orienadores tem liberdade de aceitar ou não os pedidos, independente das inscrições realizadas no SIGA.

A disciplina Trabalho de Conclusão de Curso encerra a série de pesquisas estéticas desenvolvidas nas disciplinas optativas de Tópicos Especiais de pintura, assim como a série de conhecimentos fundamentais oferecidos pelas diversas disciplinas de Pintura. Em comum acordo com a disciplina Pintura V, seu requisito, esta disciplina se volta para o desenvolvimento de um trabalho profissional original. Como no universo da Pintura as linhas de pesquisa compõe um campo praticamente infinito de possibilidades, não cabe qualquer determinação do conteúdo programático específico a ser oferecido, ou bibliografia determinada a ser pesquisada.

A defesa do TCC é constituida de exposição oral com o tempo máximo de 30 minutos e apresentação presencial das pinturas, seguida de arguição pela banca. A defesa é pública e se incentiva a participação de toda a comunidade.

A metodologia detalhe do Trabalho de Conclusão de Curso pode ser acessada na pagina Portifólio TCC

Sobre os tópicos especiais de pintura

Em paralelo às Pinturas são oferecidos os Tópicos Especiais de Pintura, estes sim com um forte direcionamento estético e poético. Voltados a fornecer orientação didática para as linhas de pesquisa propriamente ditas, cada docente do setor seleciona um tópico a ser oferecido em meio a um elenco de 22 disciplinas.

As sequências de disciplinas e programas selecionados no decorrer dos períodos, são reelaboradas constantemente de acordo com os interesses tanto docentes quantos dicentes em determinada linha de pesquisa, propiciando o desenvolvimento de estudos específicos do interesse de um mesmo grupo por vários períodos.

Incentiva-se os discentes a desenvolverem, sempre que possível, os mesmos trabalhos em andamento para as Pinturas e os Tópicos Especiais cursados em paralelo, comungando ambos os conteúdos estéticos e fundamentais em suas pesquisas particulares. Dessa forma, recomenda-se veementemente que as disciplinas Tópicos Especiais sejam cursadas sempre em paralelo às disciplinas de Pinturas para que o discente obtenha o máximo de rendimento acadêmico.

obs: Por problemas de vagas e de conflítos naturais entre os amplos direcionamentos das linhas de pesquisa trabalhadas nos tópicos especiais, somente em casos excepcionais será permitido cursar mais de um tópico simultaneamente. Nestes casos, as vagas só serão cedidas se houver disponibilidade, durante o período de alteração de inscrição em disciplinas.

Metodologia da Pesquisa em Pintura

Ementa:

Desenvolvimento metodológico para a pesquisa visual, com a elaboração de dissertação que esclareça as reflexões teóricas - conceituais, poéticas, simbólicas e/ou plásticas - desenvolvidas para a elaboração dos trabalhos práticos de criação.

Objetivos:

  1. Questões conceituais na escolha da tema e sua relação com a forma - a Poética.
  2. Elaboração de cadernos de pesquisa visual como meio de elaboração de trabalhos acadêmicos. Diferentes formas de apresentação de um TCC.
  3. Diário de pesquisa: Coleta de referências, estudos de composição, croquis de estruturação da forma, projetos de obras, apontamentos sobre seus conteúdos simbólicos e plástico.
  4. Recorte e aprofundamento bibliográfico, elaboração de citações, notas, transcrições, legendas de imagens. 5- Elaboração de um portfólio e currículo.

Problemas de acesso ou dificuldades de inscrição:

Entre em contato com o coordenador por mail: pintura@eba.ufrj.br