Placeholder image

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Ementa:

Visando a conclusão do curso de Pintura, cabe ao aluno, neste período, condensar suas pesquisas em torno de um Projeto Final composto de trabalho(s) prático(s) embasado(s) em proposta teórica que fundamente os objetivos, as relações, ou as rupturas das obras desenvolvidas. O resultado dos trabalhos deverá ser submetido a uma banca formada por três professores e/ou profissionais da área, organizada e convidada por um professor orientador do setor de pintura, previamente indicado pelo discente.

Objetivo:

O requisito curricular “Projeto Final” visa concluir a série das pesquisas visuais desenvolvidas pelo estudante ao longo do curso de Pintura.




Selecione o professor para visualizar as linhas de pesquisa de cada orientador do setor de Pintura.

Pesquisas em pinturas figurativas que se insiram no campo ampliado plástico-poético de temas como paisagem, autobiografias e diversas abordagens do fantástico.

Pesquisas sobre técnicas tradicionais, colagens, materiais alternativos, manipulações digitais e híbridas.

Pesquisas plástico-poéticas que englobem a figuração de orientação naturalista e que tenham por foco as questões sobre o urbano, sobre o corpo ou abstração como expressão matérica-conceitual.

Pesquisas de imagens híbridas que relacionam a pintura coma poética fotográfica, filmica e outras imagens provenientes de captura luminosa e/ou manipulações digitais.

As questões devem envolver preocupações pessoais e práticas relativas aos problemas sobre os territórios pictóricos, voltados para uma pesquisa inserida na contemporaneidade e em seus conseqüentes desdobramentos.

Pesquisas sobre processos de construção. Pensamento visual e estudos sobre a forma. Fundamentos e propriedades dos elementos formais linha, tom e cor; espaço, ritmo e composição.

Pesquisas plástico-poéticas com foco na arte “arcaica”, “primitiva”, “ancestral”, ou seja: arte rupestre, arte dos antigos povos europeus pré-clássicos, arte africana, arte indígena, arte antiga do mundo em geral e arte popular, visando explorar seus aspectos formais e simbólicos num contexto atualizado e pessoal de linguagem. Pesquisas plástico-poéticas que relacionem a pintura Maneirista e Barroca com a pintura do séc. XX e suas (re)descobertas plásticas. Pesquisas plástico-poéticas, figurativas ou abstratas, de caráter expressionista ou surrealista.

A orientação é oferecida nas áreas de análise formal e iconográfica de obras pictóricas, materiais e métodos pictóricos e a relação destes com as resultantes visuais, conservação e restauro e aspectos filosóficos relacionados a arte contemporânea.

Pesquisas em pintura, desenho e arte contemporânea. Práticas artísticas experimentais e tradicionais. Matrizes culturais alternativas.

Metodologia de seleção:
  • O estudante aprovado na disciplina Pintura 5 deverá elaborar um Pré-TCC que será avaliado por uma banca composta pelo corpo docente do Curso de Pintura. A avaliação será conjunta e ocorrerá durante no início de cada período letivo.
  • O Pré Trabalho de Conclusão de Curso deverá seguir o programa da disciplina Metodologia da Pesquisa em Pintura e conter no mínimo os seguintes itens:

    1. Título do TCC (provisório)
    2. Nome do discente
    3. Registro DRE
    4. Três orientadores de seu interesse em ordem de prioridade
    5. Fotos de pinturas anteriores relacionadas ao tema proposto pela pesquisa, com título, data, técnica e dimensão
    6. Objetivo geral e hipótese de trabalho principal resumidos (com 400 palavras no máximo)
    7. Cronograma resumido de trabalho.
    8. Fontes de interesse (exposições, livros e textos que pretende explorar durante o desdobramento da pesquisa).

  • O Pré-TCC deverá se enviado através do preenchimento de um formlulário específico. Tecle aqui para acessar o formulário.
  • Os projetos e as indicações de orientação serão distribuídos pela Banca de Pré-TCC procurando atender as indicações dos estudantes. Fica estabelecido que cada professor do setor de Pintura poderá orientar até 5 presquisas.
  • Caso o orientador escolhido seja externo ao departamento de Artes Base o pedido deverá conter também uma declaração de aceite.
  • O desenvolvimento do TCC terá duração de um semestre, prorrogável a dois. Caso o estudante não defenda seu TCC neste prazo, ele deverá se inscrever novamente e terá seu projeto reavaliado, podendo ser encaminhado a outro orientador.


Metodologia da Apresentação final
  • Os trabalhos de Conclusão de Curso serão apresentados preferencialmente na última semana de aulas, de acordo com o prévio agendamento da coordenação do Curso de Pintura.
  • A data da defesa deverá ser agendada pelo próprio orientador no calendário do Site da Pintura com, no mínimo, duas semanas de antecedência.
  • A banca será composta por três docentes, havendo no mínimo um docente do Setor Pintura.
  • O estudante deverá entregar a cópia do seu trabalho em formato pdf à banca com duas semanas de antecedência.
  • O TCC deverá seguir as normas para publicação na plataforma Phanteon da UFRJ.
  • Na data da defesa o estudante deverá levar impressas quatro vias da folha de aprovação, sendo uma para cada participante da banca e uma para o estudante.
    Kit-grafico folha de aprovação
  • O orientador deverá enviar para a coordenação do Curso de Pintura os seguintes dados: nota obtida pelo estudante e pdf do trabalho revisado e aprovado.
    Rotina do Orientador
  • Casos excepcionais serão decididos pelo COAA do Curso de Pintura.




Registros dos TCCs discentes

Página destinada a divulgação cultural das pesquisas desenvolvidas pelo corpo discente.
Acesse Aqui.




Problemas de acesso ou dificuldades de inscrição:

Entre em contato com o coordenador por mail: pintura@eba.ufrj.br